Araucária contratou mais de 800 profissionais concursados para Educação nos últimos anos

 Araucária contratou mais de 800 profissionais concursados para Educação nos últimos anos

Os números da Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) mostram que o município contratou mais de 800 profissionais aprovados em concurso público desde 2017 para cargos do magistério. Uma pequena parte desses profissionais foi contratada para a reposição de servidores aposentados ou falecidos, mas a grande maioria chegou para ampliar o quadro de atendimento, principalmente para a Educação Infantil.

De 2017 aos primeiros dias de 2022, chegaram 503 Professores de Educação Infantil, 296 professores de docência I e 47 pedagogos. O histórico de contratações dos profissionais aprovados em concurso mostra o foco do município com a ampliação do atendimento na Educação Infantil. Em 2017, chegaram 147 Professores da Educação Infantil; em 2018, foram 25; em 2019, 121 profissionais; em 2020, 64 novos; em 2021, 42 contratados. Agora, em 2022, já chegaram 104 Professores da Educação Infantil.

Vale lembrar que, recentemente, o município reestruturou as carreiras dos Educadores Infantis II como Professores de Educação Infantil. Com isso, mais de 750 profissionais passaram a fazer parte do quadro do magistério e ter plano de carreira, calendário letivo, possibilidade de aposentadoria especial (25 anos de contribuição) e outros benefícios semelhantes ao que já ocorrem com Professores de Docência I e II e também aos Professores Pedagogos.

Essa reestruturação na carreira dos profissionais ocorreu por iniciativa da Prefeitura e foi aprovado pela Câmara Municipal. A Secretaria de Educação contratou uma empresa de consultoria para avaliar a questão e o resultado desse trabalho levou à elaboração do projeto de lei enviado à Câmara. Com esse reenquadramento, os Professores de Educação Infantil passam a atuar como regentes de turma, do Infantil Bebê ao Infantil 5, enquanto os Professores de Docência I voltaram a integrar, preferencialmente, o grupo de profissionais do Ensino Fundamental nas Escolas.