Depois de São José dos Pinhais, agora é a vez de Curitiba adotar novas regras para emissão de atestados médicos nas UPAs

 Depois de São José dos Pinhais, agora é a vez de Curitiba adotar novas regras para emissão de atestados médicos nas UPAs

A partir desta segunda-feira (20), os pacientes que buscarem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba devem seguir novas regras para a emissão de atestados médicos. A medida da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem o objetivo de garantir que o documento seja entregue apenas em casos realmente necessários.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, anunciou que Curitiba aderiu à campanha “Atestado Responsável”, desenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa-PR) e o Cosems-PR. Segundo Tatiane, a ação busca apoiar os profissionais e combater o assédio dentro dos consultórios. “O atestado médico é autonomia do profissional. Mas nós, como instituição, estamos respaldando nossos médicos e dando condições para que esse documento seja emitido apenas quando indicado”, destacou.

Nas UPAs, banners informativos explicam as novas orientações: atestados médicos serão fornecidos apenas a pacientes internados ou em casos de doença que exijam afastamento do trabalho. Já as declarações de comparecimento poderão ser solicitadas na recepção ao término do atendimento.

A campanha também visa conter o aumento de pedidos indevidos. Dados da Secretaria mostram que às segundas-feiras há uma procura 55% maior por atendimentos do que aos domingos — 5.178 classificações de risco contra 3.333. De janeiro a setembro, foram 114.336 atestados emitidos nas segundas, enquanto aos domingos foram 45.465.

O pico de emissão ocorre entre 8h e 10h da manhã, coincidindo com o início do expediente de trabalho. No total, 915,8 mil atestados foram emitidos nas unidades de saúde da capital entre janeiro e setembro de 2025, sendo 224.917 nesse horário.

Com isso, Curitiba segue o exemplo de São José dos Pinhais, reforçando o compromisso com o uso responsável dos serviços de saúde.

Redação 190 – Repórter Régis Santos e Adriano Massarute
Informação com credibilidade.