“DIA DO SOCORRISTA” Lei de autoria do Vereador Juliano Martins, tem o objetivo de valorizar a categoria

 “DIA DO SOCORRISTA” Lei de autoria do Vereador Juliano Martins, tem o objetivo de valorizar a categoria

O objetivo da lei n°3.795, DE 12 DE JULHO DE 2021 em valorizar esses profissionais.

Um trabalho de suma importância para salvar vidas ao realizar os primeiros socorros à uma vítima. Existem estatísticas que comprovam a importância do trabalho de um socorrista.

Mas você sabe como surgiu essa profissão? Quais são as suas funções? Quem são esses profissionais? Os primeiros registros do serviço de atendimento pré-hospitalar brasileiro surgiram em 1893, quando o Senado da República aprovou uma lei que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência na via pública, no Rio de Janeiro, na época capital do país. Com o passar dos anos surgiu o corpo de bombeiros e em meados de 1995 foi implantado o SAMU.
Surge então ao passar dos anos a profissão do socorrista, sendo que o atendimento vai muito além do transporte seguro das vítimas. Este é o profissional que trabalha na equipe de resgate e realiza os primeiros socorros, podendo salvar vidas ao estabilizar o quadro do paciente.

Um trabalho de suma importância para salvar vidas ao realizar os primeiros socorros à uma vítima.

A função do socorrista ao chegar no local do acidente é também controlar o local para prevenir outros possíveis acidentes, e ter certeza que a central de acidentes foi acionada permitindo a chegada de todos os profissionais ao local da ocorrência o mais rápido possível.

Para conseguir realizar este suporte básico é preciso passar por um curso de socorrista que tem como exigência a conclusão do ensino médio, o curso faz com que o aluno entenda os principais pontos essenciais para o atendimento emergencial das vítimas em qualquer tipo de acidente.

Pensando na importância destes profissionais em nosso município o vereador Juliano Martins criou a Lei n° 3.795 de 12 de julho de 2021, que tem como objetivo instituir no Calendário de Eventos Oficiais do Município de São José dos Pinhais o “Dia Municipal do Socorrista”, que é comemorado anualmente no dia 11 de julho.

Com esta lei assegurar a realização de palestras, seminários, workshops e mobilizações que difundam os trabalhos realizados por esses profissionais.

Matéria por: Gabrielly Straube