Frente parlamentar quer reconhecimento de guardas municipais como força de segurança pública

 Frente parlamentar quer reconhecimento de guardas municipais como força de segurança pública

Guardas municipais de todo o país estão em Brasília para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da categoria. A região sul é representada pelo deputado federal Luciano Ducci (PSB-Pr), coordenador da frente para a região.

Entre as pautas que a Frente defende estão o descongelamento do plano de carreira, o reenquadramento da categoria por tempo de serviço e o reconhecimento das guardas como forças de segurança pública. Hoje, a competência reconhecida das guardas está relacionada a resguardar o patrimônio público municipal. Na prática, porém, atuam também na proteção da sociedade.

“Hoje, a sociedade vê no guarda municipal uma força de segurança pública. Se está em situação de perigo, o guarda é uma referência que a pessoa busca. Então, o reconhecimento deles como força de segurança pública já existe, o que precisamos é dar a eles esse reconhecimento de fato”, afirma o deputado Luciano Ducci.

Durante o lançamento, Ducci se reuniu com a comitiva do Paraná, representada pela presidente da SIGMUC (Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba), Rejane Soldani. Para ela, a Frente Parlamentar é fundamental e fortalece as discussões da categoria.

“Considero um instrumento importantíssimo. Não só pelas pautas nacionais, mas também pelas nossas locais. O Deputado Luciano Ducci possui vasta experiência no assunto, foi Prefeito de Curitiba e conhece de perto a importância da atuação dos guardas municipais no dia-a-dia das cidades, pois segurança pública começa nos Municípios.” afirmou Rejane Soldani que é também diretora jurídica da FENAGUARDAS.

Em Curtitiba, o grupo defende o descongelamento do Plano de carreira da Guarda Municipal de Curitiba.