Menina de 4 anos morre afogada na piscina de chácara em São José dos Pinhais
Uma menina, de apenas quatro anos, morreu após se afogar dentro de uma piscina na chácara da família, em São José dos Pinhais (SJP), na Região Metropolitana de Curitiba. A tragédia aconteceu na tarde desta quarta-feira (08).
Segundo o guarda Pereira, coordenador da Guarda Municipal de SJP, a criança estava perto do pai, que é deficiente físico.
“O pai estava montando um brinquedo para a filha, quando percebeu que ela tinha saído do campo de visão dele. Ao procurá-la, ele encontrou ela submersa na piscina da chácara onde a família mora. Como ele é deficiente físico, precisou da ajuda da irmã de 10 anos para retirar a menina da água”, relatou o GM.
A garota foi levada à Unidade de Saúde de Borda do Campo, onde a equipe fez manobras de reanimação por cerca de duas horas.
“Por dois momentos a criança chegou a retornar, mas acabou evoluindo para um óbito por parada cardiorrespiratória”, afirmou Pereira.
A família seria de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, e estava morando na chácara há apenas 4 dias.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais lamentou o episódio.
“A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), informa sobre a trágica perda de uma criança de 4 anos ocorrida nesta quarta-feira (8).
A criança se afogou na piscina de sua própria residência e chegou à Unidade Básica de Saúde (UBS) Borda do Campo por volta das 14h30, em parada cardiorrespiratória, sendo prontamente socorrida pela equipe médica e com o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A equipe médica da UBS agiu de forma incansável e diligente, realizando manobras de ressuscitação, incluindo intubação e massagem cardíaca, durante um período de duas horas na tentativa de reverter a situação crítica.
Apesar de todos os esforços, a criança não resistiu e veio a óbito. A Prefeitura de São José dos Pinhais e a Secretaria de Saúde (Sems) lamentam profundamente esta triste ocorrência e estendem suas mais sinceras condolências à família enlutada.
A Prefeitura ainda reforça a importância da prevenção de acidentes, especialmente em ambientes aquáticos, e recomenda que todos os cuidados e medidas de segurança sejam rigorosamente seguidos, a fim de evitar tragédias como esta.”
Fonte BandaB