Mercado de artesanato movimenta 50 bilhões por ano, Assis é um defensor do comércio de artesanal

 Mercado de artesanato movimenta 50 bilhões por ano, Assis é um defensor do comércio de artesanal


Um dos mercados amplamente beneficiados pela ascensão da economia criativa no Brasil foi o de artesanato. Segundo dados IBGE de 2019, o setor movimenta cerca de 50 bilhões por ano no país e é fonte de renda para aproximadamente de 10 milhões. Essa receita é referente, principalmente, a pequenos negócios, sendo a formalização o principal desafio no setor. Ainda de acordo com o IBGE, apenas 40% dos negócios de artesanato possuem CNPJ. No entanto, nos últimos anos, passaram a existir cada vez mais exemplos de empresas que conseguiram aliar industrialização e prática artesanal, tornando-se mais competitivas, sem perder o apelo criativo e emocional de suas criações.

Em São José dos Pinhais, o comercio artesanal tem o apoio do poder executivo é o que garante o vice prefeito Prof. Assis(Podemos).

O artesão da cidade conta com uma feira exclusiva e diária para a venda de demonstração de seus produtos. Durante a última semana Assis esteve visitando esses artesãos junto da prefeita Nina Singer, e reiteraram o compromisso do município com eles.
Quem tem interesse em demonstrar os seus produtos deve procurar a secretaria municipal de Trabalho, Empregos e economia solidária, para se cadastrar, lá também o artesão pode participar de cursos e consultorias. A secretaria está localizada na Av. Rui Barbosa 9244, no centro de São José dos Pinhais.