Por que o Brasil não refina o seu próprio petróleo para produzir o combustível?
Para muitos, essa é a solução para que o combustível não sofra mais aumentos abusivos
De acordo com muitos especialistas, as respostas para o aumento exorbitante do combustível tem as respostas dentro das refinarias. Elas foram criadas na década de 70 no Brasil, mas com o objetivo de refinar o petróleo que vinha do exterior. Afinal, é um óleo mais leve.
Atualmente, o Brasil possui 13 refinarias, porém, elas não trabalham somente com óleo brasileiro. Isso porque elas não foram construídas para refinar o seu próprio combustível. Afinal, refinavam o óleo importado, que vem do Oriente Médio, em sua maior parte
Até os dias de hoje as refinarias brasileiras comercializam, em sua maior parte, o petróleo importado. Sendo assim, o valor do nosso combustível fica mais caro para que as empresas consigam comprar o óleo do exterior.
A Petrobrás
Criada em 1953, a Petrobrás surgiu a partir de uma lei sancionada pelo presidente da época Getúlio Vargas. Antigamente, nos anos 60 e 70, não tínhamos petróleo suficiente. Porém, já haviam as montadoras de carro que demandavam por derivados e, por esse motivo, a necessidade de importar o petróleo.
Há diferentes tipos de petróleo. Mas as refinarias brasileiras não foram construídas com o intuito de refinar o petróleo nacional. Porém, o importado sempre fez parte dos planos. Afinal, ele é mais leve do que o do Brasil, que é bastante pesado.
PETRÓLEO BRASILEIRO E IMPORTADO
Sendo assim, a importação atual é em função de questão tecnológica. Além disso, a principal fala dos empresários é a falta de investimento no petróleo brasileiro. Portanto, as refinarias nacionais são uma mistura de petróleo brasileiro e o importado, normalmente vindo da Arábia e da Nigéria
No entanto, de acordo com os especialistas, a Petrobrás nunca investiu o suficiente nas refinarias do Brasil, muito menos em seu óleo. A principal estratégia sempre foi a exploração e produção do petróleo importado. Portanto, o óleo brasileiro ficou tecnologicamente ultrapassado, por isso, não conseguem refinar o produto, por ele ser denso demais.
A importação de derivados do petróleo
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o país extrai o suficiente para atender a demanda de combustível a nível nacional. Afinal, se produz mais petróleo do que se consome. Porém, existem as diferenças tecnológicas para refinar de acordo como tipo de petróleo que temos.
É PRECISO INVESTIR EM TECNOLOGIA PARA O REFINAMENTO
No entanto, apesar de sermos autossuficientes em petróleo, não conseguimos refinar grande parte do óleo que produzimos. Isso porque falta tecnologia. Portanto, exportamos petróleo e somos obrigados a importar combustíveis e seus derivados, como o diesel e a gasolina.
A atual política de preços praticada pela Petrobrás é para competir com o mercado internacional. O que permite a importação dos derivados. Mas o bolso do consumidor brasileiro sofre com isso.
PERGUNTA
No entanto, a pergunta que não quer calar é: por que a Petrobrás não investiu para aumentar o nível de serviços no refino do petróleo nacional?
RESPOSTA
A resposta dessa pergunta é a chave para a possível redução do combustível. Afinal, se a refinaria trabalhasse mais para atender o mercado interno, não ia depender da importação.
Apostar no produto nacional é a melhor solução para que o combustível fique acessível à todos. Afinal, petróleo tem no Brasil
Redetv190
Fonte Brasil123.com.br