PREPARE OS BALDES: Sanepar aperta sistema de rodízio na RMC a partir de quarta-feira; veja como fica

 PREPARE OS BALDES: Sanepar aperta sistema de rodízio na RMC a partir de quarta-feira; veja como fica

A Sanepar retoma na próxima quarta-feira (11) o modelo de rodízio anterior para o fornecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana. O período de abastecimento será reduzido para 36 horas, com suspensão de até 36 horas. Ou seja, um dia e meio com água e até um dia e meio sem água. A medida será implementada em função da falta de chuvas, que compromete o nível das barragens.

A mudança é necessária para afastar a possibilidade de colapso no Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). Além do histórico de poucas chuvas, as projeções dos institutos de meteorologia indicam o prolongamento da estiagem que impacta o Paraná há mais de um ano, especialmente na Região Metropolitana da Capital. Em julho último, choveu apenas 14,6 milímetros na região, diante da média histórica de 92,4 mm para o mês.

Represas do sistema de abastecimento da RMC estão com 50% da capacidade(foto:Arquivo)

Atualmente, a Sanepar está finalizando duas obras estruturantes que vão acrescentar 900 litros por segundo ao SAIC, o que corresponde a 10% da captação do sistema integrado. Uma é a implementação de uma adutora que vai transportar 200 litros por segundo da barragem do Rio Verde, em Campo Largo, até a barragem do Passaúna em Curitiba. A outra é a transposição do Rio Capivari para o Iraí, que vai incorporar cerca de 700 litros de água por segundo ao sistema.