Geraldo Mendes apoia a produção de leite no Paraná

 Geraldo Mendes apoia a produção de leite no Paraná

Para o pré-candidato a deputado federal, é necessário mais incentivo aos produtores de leite no estado

O leite é uma das riquezas paranaenses: segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em 2021, o Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil. São 4,37 bilhões de litros por ano, atrás apenas de Minas Gerais, com 8,93 bilhões de litros e à frente do Rio Grande do Sul, com 4,24 bilhões de litros.

O Paraná avançou no ranking nacional da produção de leite em 2015, quando passou o Rio Grande do Sul e se mantém até hoje nessa posição. “Esse sucesso só é possível graças, principalmente, às famílias de pequenos produtores, como do sudoeste, Campo Gerais e outras regiões do nosso estado”, considera o pré-candidato a deputado federal, Geraldo Mendes. A bacia leiteira do sudoeste do Paraná se tornou a maior em produção, com cerca de 1,2 bilhão de litros por ano. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Castro é o maior produtor de leite do país, com 363,9 milhões de litros por ano.
O estado do Paraná já é o maior produtor da região Sul do país. “Esse bom desempenho dos paranaenses pode ser associado ao clima, gestão, à dedicação e capacitação dos produtores”, afirma Geraldo Mendes.


Apesar de estar entre os maiores produtores de leite no país, Geraldo acredita que é necessário mais incentivo aos produtores de leite no estado. “Sou defensor da produção de leite no Paraná. Muitos estudos já comprovaram que nos próximos 10 anos, o Paraná pode dobrar essa produção. Para isso, precisa investir mais em tecnologia produtiva, políticas públicas e apoiar ainda mais os produtores, principalmente, com incentivos e controlando os preços dos insumos que compõe a ração dos animais, como o milho e a soja”, sugere Geraldo Mendes.

Conheça mais Geraldo Mendes clique aqui foto: Rosane Gondro


A busca por mais investimento na produção leiteira do Paraná é um dos anseios do pré-candidato a deputado federal, Geraldo Mendes. “Acredito que o Paraná só tem a crescer se forem investidos recursos nessa atividade, assim como de outras tão importantes para o estado. É possível melhorar a vida dos paranaenses investindo na produção de leite, pois com isso, mais empregos são gerados e alimento é colocado na mesa das famílias”, considera.